Yoga: atividade física e autoconhecimento

União, integridade ou integração: esse é o significado do vocábulo Yoga. Originária da Índia, há mais de 5.000 anos, a prática é mais do que um exercício para o corpo, ela é considerada uma cultura, uma filosofia.

Existem vários métodos, linhas e modalidades. O importante é que o aluno se identifique com a forma como é ensinado. Os mais conhecidos no ocidente são: Yoga integral, Ashtanga yoga, Hatha Yoga, Iyengar Yoga e Power Yoga.

“É transformador, permite a autodescoberta e prepara o praticante para redescobrir o sentido de totalidade e da paz interior. O objetivo principal é levar o aluno ao estado de hiper-consciência.”

Explica a professora da Fibratech, Daniela Martins, que trabalha com a modalidade há 7 anos.

Corpo e mente

A meditação é parte integrante do acervo de técnicas da prática e tem grande efeito regenerador. Simples, mas profunda, produz um estado de atenção concentrando paz, silêncio interior, equilíbrio e energia.

Segundo Daniela, o objetivo da meditação é parar as ondas mentais, esvaziar a mente de pensamentos, permitir que a consciência se expresse através de um canal mais sutil, que está acima da mente – expandir a consciência e adquirir mais lucidez.

yoga

Yoga para todos 

Qualquer pessoa pode praticar, incluindo gestantes. Não importa idade, peso, sexo ou flexibilidade, como reforça Daniela.

“Qualquer pessoa pode trilhar o caminho do Yoga. Muitas pessoas talvez nutrem a preocupação de não estar à altura dos desafios que vêem pelos ásanas, que são as posturas feitas nas aulas. Quando, na realidade, a proposta verdadeira é praticar até o limite de cada um.”

Uma vantagem da aula é que pode ser feita em qualquer lugar, trazendo mais dinamismo e quebra de rotina. A única recomendação é que o local seja arejado. Quanto à alimentação, é importante comer coisas mais leves antes da prática.

Benefícios  

A modalidade só traz benefícios para a saúde física e mental. Com o decorrer das aulas é possível sentir o desenvolvimento da consciência e do autoconhecimento. Além disso, os benefícios das técnicas corporais agem sobre o corpo de modo completo.

Tonificam os músculos, soltam as articulações, melhoram a circulação sanguínea, promovem a regulação do peso pela estimulação da tireoide, melhoram a irrigação cerebral pelas posições invertidas, melhoram a consciência corporal, a coordenação motora, elasticidade dos tecidos e, sobretudo, equilibram o sistema nervoso.

Além de todos esses benefícios, praticar yoga proporciona muito mais qualidade de vida e bem estar físico e mental.

Para experimentar, é só preencher o formulário abaixo e aguardar o contato da nossa equipe 🙂

Fechar Menu