Valorize a vida!

Setembro é o mês amarelo, o mês que se discute a valorização da vida e a prevenção do suicídio. Falar desse assunto é cada dia mais importante, já que estamos vivendo em uma sociedade que as doenças mentais como a depressão e a ansiedade são o mal do século. 

Os jovens são os mais afetados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a quarta maior causa de morte entre pessoas com idade de 15 a 29 anos. Por ano morrem 1 milhão de pessoas vítimas de suicídio, superando os mortos por homicídio e guerras juntos. 

A depressão é uma das principais causas que levam a essa saída extrema e, o primeiro passo é identificar os sintomas que podem ser: tristeza profunda, falta de apetite, falta de ânimo, pessimismo e baixa auto-estima. Esses aparecem com frequência e podem combinar entre si. 

Se alguém próximo a você apresenta alguns desses sintomas, é importante estar disposto a ajudar. E como podemos fazer isso? Estando prontos para ouvir, se colocar no lugar do outro e nunca julgar e menosprezar ninguém, não sabemos como é a dor do outro. É importante aconselhar a pessoa a procurar um profissional, só com ajuda de alguém especializado é que se consegue sair dessa situação. 

Se é você que está em um estado depressivo e pensando em tirar a sua própria vida, não exite em procurar ajuda, falar com um profissional, estar perto de amigos e família, fazer exercícios físicos e se manter em ambientes saudáveis que te façam bem.

Ainda segundo a OMS, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Se continuarmos sem falar desse tema abertamente, estima-se que em 2020 as taxas de suicídio dobrem. No Brasil, é possível receber assistência gratuita nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em algumas universidades, e entidades que prestam serviço social e acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é referência em apoio e assistência emocional, recebendo até 800 mil ligações por ano através do telefone (141).

A Fibratech faz de tudo para manter o seu ambiente saudável e amigável, para que todos aqui possam se sentir bem e motivado. Então lembre-se de estar sempre ativo, próximo as pessoas que você gosta e atento ao comportamento das mesmas para ouvi-las caso necessário.   

Fechar Menu