Uma das maiores provas de ciclismo dentro da sua academia – Giro d’Itália

Os amantes de bike com certeza já ouviram falar em uma das maiores provas mundiais de ciclismo: o Giro d’Itália. Aqui na Fibratech, todos os anos temos o gostinho de como é participar desse desafio. Realizamos as aulas de indoor cycle seguindo as etapas da prova. Ao todo são três semanas de duração e um percurso diferente a cada ano.

O primeiro Giro d’Itália começou em 13 de maio de 1909, em Milão, com um total de 8 etapas e 2.448 km. A criação da prova está unida ao jornal desportivo La Gazzetta dello Sport. A rivalidade com outro jornal italiano, o Corriere della Sera, que organizava o Giro da Itália em Automóvel e planejava organizar um Giro da Itália em bicicleta, levou o jornalista Tullio Morgagni a propor a criação do desafio primeiro, se inspirando no Tour de France. Foi então que surgiu a prova.

E se antes criada por uma rivalidade, hoje o Giro d’Itália reúne muitas histórias de união. Pelo menos entre os alunos da Fibratech! É sempre um grande desafio para quem decide encarar todas as etapas, mas a motivação da turma é o que faz a diferença. Claucio Mendes é aluno frequente nas aulas de indoor cycle e conta sua experiência com esses desafios.

“Sou aluno há algum tempo e vejo como um dos grandes pontos de referência da Fibratech as aulas de indoor cycle. Quando tem a simulação dessas grandes corridas de estrada é uma forma de alinhar e melhorar o nosso desempenho através de técnicas que são utilizadas nas aulas normais. É uma oportunidade de perceber tudo que estamos aprendendo e evoluindo constantemente.“

O Giro d’Itália atualmente tem 21 etapas, mais de 3500 km e varia entre desafios planos e montanhas. A premiação acontece em 4 formatos, de acordo com a categoria dos atletas, tendo também o prêmio por equipe. A prova é restrita a ciclistas profissionais, mas aqui na Fibratech todo mundo é bem-vindo!

O coordenador de aulas coletivas, Fernando Rodrigues, explica como funciona essa dinâmica na academia.

“Cada uma das 21 etapas é transformada em aula. Se na etapa tem 3 montanhas, por exemplo, teremos o esforço semelhante ao nível dessa montanha. Sendo que montanha tipo 1 ou especial é a mais pesada e a montanha 4 a mais leve. Fazemos os ajustes de carga para que a aula seja toda dentro do percurso previsto. Não nos preocupamos com a quilometragem, pois cada aluno tem o seu ritmo de treino e ao final, todos vão ter se exercitado pelo mesmo tempo, de 45 minutos.”

Por isso, a competição aqui é de cada um consigo mesmo. Cada pessoa pode anotar a sua distância e ver quanto percorreu ao final das 21 aulas, mas quem quer apenas se divertir e participar, também pode ir sem medo. O objetivo é manter os treinos em dia de uma forma mais dinâmica. Porém, a frequência é importante!

Segundo Fernando, para o ano de 2019, os professores estão preparando algumas novidades.

“A Fibratech sempre busca proporcionar as melhores experiências aos seus alunos. Esse ano, em parceria com o Mr Tugas e a Fly Tour, vamos trazer um conteúdo interessante sobre a Itália para os participantes se sentirem imersos nesse universo. Além de um banner característico nas unidades e uma premiação com pizza para quem cumprir mais etapas.”
Fechar Menu