Posso fazer exercícios durante a gravidez?

A gravidez é um momento muito especial para as mulheres e também uma fase de novas descobertas e mudanças. A mulher precisa aprender a lidar com a barriga grande, com as dores que podem surgir nas articulações, com o cansaço e ao mesmo tempo com toda a expectativa e ansiedade para o grande dia do nascimento.

Quem já passou por isso ou está passando, entende bem essa realidade. E como cuidar de si mesma nessa fase? Como driblar o cansaço? Será que atividade física é recomendada?

É sim! Praticar exercícios sempre têm muitos benefícios para a saúde, mesmo para as futuras mamães. Claro que é importante ter uma atenção redobrada e ser bem orientada pelo médico e pelo profissional de educação física.

Exercícios na gravidez

A prática de atividade física durante a gestação trás muitos benefícios para a mulher, como explica o professor Fernando Rodrigues. O único alerta é quanto a intensidade, principalmente no primeiro trimestre da gravidez, onde o risco de aborto é maior.

“A prática regular de exercícios na gestação ajuda a fortalecer os músculos, dando mais resistência pra mulher. Mantém o condicionamento, alivia as dores musculares geradas pelo peso da barriga, sem contar que ajuda a desestressar, pois nessa fase os hormônios ficam a flor da pele. É importante também para a auto estima da mulher, que as vezes foca todas as atenções no bebê que ainda vai chegar e se coloca em segundo plano”

A mulher pode até praticar os exercícios que já fazia antes de engravidar, no caso de quem já tem o hábito de treinar. Só precisam de ajustes para a nova realidade, como aconteceu com a Carol Neves. Acostumada a treinar 6 vezes na semana antes de engravidar, ela manteve o foco durante e após a gestação. 

“Fui muito orientada pelo médico a continuar minhas atividades físicas. Os pesos e a intensidade diminuíram e o objetivo mudou, mas sempre me sentia mais ativa e disposta a fazer minhas tarefas do dia. Acho que por isso não senti tanto desconforto no final na gravidez. Três dias antes da Betina nascer eu ainda estava treinando, e foi ótimo! Afinal de contas, passaria por uma cesária e seriam 2 meses parada.”

Treino na gravidez

E as futuras mamães que ainda não treinam, podem aproveitar a oportunidade para começar.

Atividades na água 

Além de todos os benefícios citados, as atividades físicas feitas na água trazem ainda mais vantagem e são ótimas opções para quem não se identifica com o ambiente de academia.

A professora de natação da Fibratech, Francielle Santos, explica que a pressão da água sobre o corpo atua como uma massagem na gravidez, que favorece a circulação do sangue, ajudando a reduzir o inchaço nas pernas, joelhos e tornozelos. Além disso, a água diminui o impacto dos exercícios, evitando lesões. 

“Um dos objetivos da aula é proporcionar a readequação postural da mulher, que por estar carregando mais peso na região abdominal, precisará recuperar e manter o equilíbrio corporal.”

Cuidados especiais 

Principalmente para as mulheres que estão grávidas do primeiro filho, muitas vezes a ansiedade toma conta. Isso afeta o humor, o sono e a produtividade. Ter um momento de cuidados é essencial para a mulher chegar ao parto mais tranquila e aproveitar ao máximo quando o seu bebê chegar, com muita disposição.

Por isso uma alternativa também muito eficaz é o spa relaxante. Esse contato com a água e com a hidromassagem atuam aumentando a energia e diminuindo a preocupação.

atividade na agua
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