Pilates: conheça os benefícios da prática

São muitas as opções de aulas coletivas oferecidas na Academia Fibratech e, com certeza, você vai encontrar alguma que te agrade. O Pilates é uma das modalidades com grande adesão por parte dos alunos e costuma fazer muito sucesso.

Os exercícios são de baixo impacto e proporcionam resultados eficazes, com menos desgaste nas articulações e músculos.

Por isso, todas as pessoas que estão aptas à prática de atividade física podem fazer pilates. A modalidade é muito versátil e apresenta uma alta variedade de movimentos.

Pilates solo ou nos aparelhos?

O Pilates pode ser executado de infinitas maneiras, mas não se esqueça de procurar um profissional especializado. É muito importante ter acompanhamento e orientação nos exercícios.

Apesar de ser uma modalidade com baixo risco de lesões, se não for executada corretamente pode gerar dor e desconforto.

A professora de Pilates Solo da Fibratech, Ana Laura Paletta, explica algumas diferenças entre os possíveis métodos.

“O Pilates praticado no solo utiliza somente o peso corporal como forma de resistência. Hoje em dia, após a evolução do método, podemos utilizar também como forma de auxílio materiais como bolas, faixas elástica, discos de equilíbrio, entre outros. Já o praticado em aparelhos utiliza-se de molas como forma de resistência.”

pilates solo

A dinâmica das aulas

As aulas são bem diversificadas e a primeira coisa a ser ensinada é a respiração. O Pilates foi originalmente chamado por seu criador de “contrologia”, isto é: o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

Para que isso seja possível, o método baseia-se em princípios clássicos como:

– respiração

– concentração

– centro de força (power house/core)

– controle

– precisão e fluidez de movimento

A respiração é o mais importante princípio do Pilates. É através dela que tornamos possível o acionamento da nossa casa de força – conjunto de músculos que sustenta a nossa coluna – e torna possível o fortalecimento dessa região.

A professora Ana Laura explica sobre como é o funcionamento das aulas.

“As aulas baseiam-se em exercícios fluidos, sem sobrecarregar qualquer musculatura ou articulação. O método é trabalhado com, no máximo, 10 repetições de cada exercício e não possui séries. Podemos trabalhar diferentes valências, tais como força, equilíbrio, coordenação, agilidade, flexibilidade, consciência corporal. Nas minhas aulas, cada semana dou ênfase a uma dessas valências, mas sempre com trabalho intenso de core.”

Benefícios da prática

O Pilates é uma modalidade muito completa para quem busca o bem estar e os cuidados com a saúde.

A prática regular melhora o equilíbrio, a coordenação motora, a vascularização, a capacidade respiratória, aumenta a força, o controle muscular, a flexibilidade, a consciência corporal, corrige a postura, reestrutura o corpo, previne lesões, alivia as dores musculares, integra corpo e mente e melhora a autoconfiança e autoestima.

pilates

Pilates durante a gestação

O Pilates pode ser praticado durante a gravidez. Antes de iniciar, a gestante precisa passar por uma anamnese e uma avaliação cinesiofuncional, para verificar a capacidade de realizar determinados movimentos.

Depois, é importante ter outros cuidados, como reforça Ana Laura:

“É necessário ter muita atenção com as gestantes que possuem histórico de abortos espontâneos prévios e adequar cada exercício às condições gerais da aluna. Estimular a alternância de posições, ter muita atenção aos exercícios de flexão de tronco , evitar cargas máximas e exercícios extenuantes. Tudo isso é de suma importância para que se obtenha um resultado seguro e eficaz.”

Terapia

O pilates tem sido muito utilizado na reabilitação de pacientes com depressão, Parkison, distrofias musculares, entre outros.

A maioria dessas lesões causam perda de força, perda de coordenação e de equilíbrio. Isso gera dificuldade em desempenhar tarefas do dia a dia, aumenta a dependência e diminui a participação social do indivíduo.

Por meio do exercício, é possível a melhora na qualidade de vida e na manutenção da independência dessas pessoas.

E aí, se animou? Esperamos você para praticar Pilates na Fibratech!