O que comer no pré-treino e pós-treino? Saiba quais alimentos vão ajudar no seu objetivo

Consumir alimentos adequados tanto antes quanto depois do treino é fundamental para melhorar sua disposição, força, performance, recuperação e diminuir o risco de lesões.
Muitas vezes surge uma dúvida no que comer no seu pré-treino e no pós-treino. Se você já fez acompanhamento nutricional, sabe mais ou menos o que é ideal para seu corpo. Mas se você ainda não teve essa experiência, temos algumas dicas que podem te ajudar!

Defina seu objetivo

O primeiro passo é pensar quais motivos levam você a treinar. Podem ser eles: a melhora no condicionamento físico, emagrecimento, ganho de massa muscular, entre outros.

Mas é importante você saber que cada metabolismo funciona de uma forma, e não existe fórmula milagrosa para atingir resultados sem esforço.

Com seu objetivo definido, agora é hora de colocar a mão na massa!

Para que serve o pré-treino?

De uma forma geral, o pré-treino visa fornecer energia para a realização do exercício. Tudo vai depender do objetivo de cada um: hipertrofia, perda de peso ou intensidade do treino.

Além disso, vale reforçar, que não devemos somente nos preocupar com as refeições pré e pós treino. A alimentação durante todo o dia tem extrema importância e influência para que seus objetivos sejam alcançados.

O que comer no pré-treino?

De acordo com a nutricionista esportiva funcional Duda Pinheiro o ideal é que a refeição que antecede o treino seja composta por fontes de carboidratos como:
– Pão integral;
– Arroz integral;
– Grãos como aveia e quinoa;
– Aipim;
– Batata doce;
– Inhame;
– Frutas, entre outros.

E associadas também a uma fonte de proteína como:
– Ovos;
– Frango;
– Peixes;
– Carne bovina;
– Leite e derivados.
Nesse caso, o ideal é consumir em até 2 horas antes do treino.

Para que serve o pós-treino?

No pós-treino, precisamos oferecer os nutrientes necessários para repor a energia perdida, favorecer a recuperação muscular e potencializar os resultados.

E claro, tudo vai depender do seu objetivo e necessidade.

O que comer no pós-treino?

Aposte em alimentos que ajudam na recuperação muscular, com foco para as proteínas de alto valor biológico, como:
– Peixe;
– Carne bovina;
– Frango;
– Ovos;
Além de alimentos fontes de carboidrato, que serão úteis para recuperar o glicogênio utilizado durante o treino.

Para alcançar seus objetivos, é necessário fazer escolhas certas em todas as refeições. Por isso, é importante procurar um(a) nutricionista para avaliar melhor suas necessidades e objetivos.
E lembre-se: não adianta dar o melhor na academia e não cuidar da alimentação!

Para tirar mais dúvidas ou acompanhar a nutricionista Duda Pinheiro no Instagram siga @dudapinheironutri

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