Kangoo: tudo que você sempre quis saber sobre a modalidade

O Kangoo é uma modalidade que atrai muita atenção e curiosidade, por ser pouco vista nas academias. Porém, aqui na Fibratech ela faz parte do nosso quadro de aulas e está sempre lotada, com um público fiel. Vamos te explicar o porque dessa modalidade fazer tanto sucesso!

Detonar as calorias e destruir a celulite, com movimentos de dança e corrida. Tudo isso equilibrando-se em cima de uma bota, que lembra um ‘patins com molas’!

O Kangoo Jumps surgiu na Suíça nos anos 90, com a ideia inicial de se criar um equipamento para diminuição do stress e recuperação de atletas corredores, com lesões nos membros inferiores.

Os modelos foram aprimorados desde então, mas só chegaram ao Brasil em 2008. E de lá pra cá, o a modalidade vem conquistando os brasileiros.

Dinamismo

É uma ótima atividade para desenvolver o Core, conjunto de músculos da região abdominal, responsável pelo nosso equilíbrio e postura. Também define os músculos das coxas e dos glúteos.

O  grande diferencial? O sistema de amortecimento.

A bota é capaz de reduzir até 80% o impacto, sendo considerado o calçado de menor impacto do mundo.

Na Fibratech, as aulas de Kangoo são compostas, em média, por 10 músicas coreografadas, com níveis de intensidades intercaladas e movimentos variados, sendo cada professor responsável pelas suas coreografias.

“Temos aulas de 40 e 50 minutos e os aulões comemorativos, com duração de 1h30. O gasto calórico é de até 800 kcal, em 45 minutos de aula”, explica a professora Caroline Barradas.

Da criança ao idoso

De acordo com Caroline, o Kangoo pode ser utilizado por qualquer pessoa saudável – crianças, a partir dos 6 anos, e idosos, com até 80 anos – desde que não tenha nenhum comprometimento motor.

Além disso, as outras contraindicações existentes são labirintite não tratada ou não medicada, gestantes em qualquer fase da gestação, lombalgias, instabilidade articular no quadril, joelhos e/ou tornozelos.

Uma pessoa que nunca praticou essa modalidade, consegue se equilibrar na botinha e acompanhar a aula já na primeira vez. Porém, o nível de condicionamento físico, a coordenação motora e o equilíbrio individual vão influenciar no rendimento de cada aluno.

É normal sentir-se cansado nas primeiras aulas, justamente pela falta de adaptação específica a esse tipo de aula e ao equipamento. Por isso, quanto mais frequente o aluno for nas aulas, melhor será sua evolução, sua capacidade de suportar o esforço e de melhorar a mecânica do movimento.

 Benefícios do Kangoo

  • Absorve até 80% do impacto na coluna e nas articulações do quadril, joelho e tornozelo.
  • Contribui para diminuição do peso corporal, devido ao alto gasto calórico.
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
  • Melhora a coordenação motora, o equilíbrio e aumenta a motivação.
  • Auxilia no combate ao stress.

Dicas para comprar a sua bota

Kangoo

Geralmente, as academias oferecem o equipamento para a prática das aulas, mas se você se interessou e quer adquirir a sua própria bota, a professora Caroline dá as dicas:

O Kangoo Jumps é vendido nos sites www.kangoojumps.com.br e www.netshoes.com.br. As botas são vendidas de acordo com a numeração do calçado e peso corporal.

A orientação é que as peças de manutenção – arcos e elásticos – sejam trocadas a cada quatro meses, para umperfeitoaproveitamento e rendimento do equipamento.

O uso de meias de cano alto também é indicado para melhor firmeza do kangoo aos pés e proteção dos tornozelos.

E aí, se animou? Então venha “socar a bota” com a gente!

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