Dia do combate a diabetes

Hoje é dia mundial do combate a diabetes, uma doença crônica que tem como característica o aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. Com hábitos alimentares inadequados e sedentarismo, o número de pessoas com diabetes só aumenta. Hoje é o terceiro fator de risco para o coração, e controlar a doença, reduz em 20% a possibilidade de um infarto ou AVC segundo a sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Por isso hoje vamos falar um pouco da doença e sua prevenção.

Os principais sintomas são: muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço sem explicação, grande vontade de urinar, dificuldade de cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração. Se você observar um ou mais sintomas é recomendado procurar um médico imediatamente.

Existe dois tipos da doença, o tipo 1 e o tipo 2. A primeira forma está relacionada ao sistema autoimune, e geralmente é identificada na infância ou na adolescência. Esses pacientes são chamados de insulino-dependentes, pois precisam de reposição de insulina, além de se tratarem com outros medicamentos e precisarem de adotar um estilo de vida com uma alimentação saudável e constantes exercícios físicos. Na diabetes do tipo 2, nem sempre é necessária a administração de insulina. 80-90% dos pacientes obesos são diabéticos tipo 2. 

O aumento de diabetes no país pode estar ligado com outro aumento, o da obesidade. A previsão é que em 2025, o Brasil vai ser o quarto país em obesidade do mundo, perto do Estados Unidos, com 33 milhões de obesos. 


É importante se cuidar, para evitar a diabetes, ter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e exercícios físicos constantes podem ajudar a prevenir a doença. 


Para te ajudar a ter uma vida mais saudável, a Fibratech vai te dar uma aula experimental para você começar a mudar de vida agora mesmo, é só clicar no botão.   

Fechar Menu