Descubra qual é a melhor maneira de combater o estresse

Por Érica Fonseca

O poder dos exercícios físicos no combate a várias doenças, como obesidade e hipertensão, já não é mais segredo para ninguém.

E nos dias atuais, a atividade física também tem se mostrado uma grande aliada no combate ao estresse.

Com o aumento do estresse de maneira geral, devido ao excesso de trabalho, somado aos deveres familiares, muitas pessoas estão buscando as academias como uma forma de equilibrar tudo isso.

É o que nos conta o Personal Trainer e Coordenador da Fibratech Centro, Lucas Assis.

Existem vários tipos de pessoas e elas reagem ao estresse de maneira diferente.

Porém, um organismo que está sob estresse, tem um risco mais elevado de estar com o cortisol (hormônio do estresse) acima dos níveis normais.

Algumas das consequências disso são: aumento do risco de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, aumento do peso, perda de massa muscular e diminuição do sistema imunológico.

Resultado imediato!

A prática de atividade física pode proporcionar melhorias na diminuição do estresse em apenas uma sessão de treino.

Isso mesmo! Já no seu primeiro treino, você vai se sentir mais aliviado.

Uma das explicações é a sensação de prazer que ocorre depois da atividade física, com a liberação das endorfinas.

Para as pessoas que têm hipertensão, em apenas uma sessão de treino aeróbio (por 30 minutos, moderado), a pressão arterial pode ficar mais baixa em relação aos níveis pré-exercício por até 24 horas, como nos explica Lucas.

Porém para que esses benefícios ocorram, é necessário que a pessoa goste da atividade proposta e a realize de maneira regular. Assim, irá ganhar saúde mental e física.

Muita calma nessa hora

Fique atento: é importante procurar primeiro a orientação de um profissional, antes de iniciar seu treino.

Você precisa saber as melhores opções para ajudá-lo no controle do estresse.

Por exemplo, uma atividade mais estimulante, como uma aula de boxe ou de spinning, pode não ser a melhor opção para ‘descarregar’ a energia negativa acumulada.

O correto é praticar um tipo de exercício que te ajude a se livrar da tensão mental, de maneira equilibrada.

De acordo com o Personal Trainer, a pessoa que está constantemente estressada tem grandes chances de ter alguma doença, como hipertensão e diabetes tipo 2.

Cabe ao Educador Físico trabalhar em conjunto com um Médico e um Nutricionista, a fim de estabelecer a melhor conduta a ser tomada.

Essas pessoas podem realizar o exercício aeróbio de baixa a moderada intensidade, em um tempo de 30 minutos, e evoluindo gradualmente.

O treino de força ou musculação pode ser realizado também, respeitando a prescrição do Educador Físico, que saberá adequar o número de exercícios e a sua intensidade.

Atividades mais indicadas no combate ao estresse

As atividades mais indicadas para quem quer descarregar as energias e mandar pra bem longe o estresse são aquelas realizadas com prazer.

Yoga, zumba, circuito funcional, musculação ou o aeróbio, são algumas das sugestões.

E, segundo Lucas Assis,  grande parte dos estudos elucida que as atividades aeróbias, como caminhada e corrida têm grande impacto na diminuição dos níveis de estresse e melhora da autoestima, da aparência e do humor.

Bora começar? Fica a dica de quem entende:

Procure um profissional de Educação Física e converse com ele sobre qual atividade física você mais gosta.

Ele será o responsável por estabelecer a frequência, o tempo e a intensidade necessária para que o seu corpo tenha um perfeito equilíbrio entre o corpo e a mente.

Agora é só escolher a sua modalidade preferida e mandar o estresse para bem longe! Clique aqui e agende uma aula experimental gratuita!