Conheça o boxe: do ringue para as academias

O boxe, antes um esporte exclusivo dos ringues, vem conquistando cada vez mais adeptos nas academias. Isso porque são diversos os benefícios para quem pratica essa modalidade.

De acordo com o professor de Boxe da Fibratech, Cristian Silva, ao contrário do que muita gente pensa, a presença nas aulas não é predominantemente masculina. As mulheres já representam 70% do público.

A atividade dinâmica e de alta intensidade exige concentração e é uma ótima opção para quem quer detonar as calorias e modelar o corpo.

Boxe Fitness

Cristian Silva, professor há 12 anos, também desenvolve treinamento para alunos que desejam se profissionalizar, mas explica que, nas academias, o seu enfoque é o boxe fitness.

As aulas são iniciadas com o aquecimento – uma corrida básica ou pulando corda.

Depois começa o treinamento, onde se aprende os golpes da luta e também muitos exercícios de fortalecimento muscular.

Boxe

As áreas mais trabalhadas são pernas, cintura, braços e costas.

Benefícios

Emagrecimento rápido, força, agilidade, equilíbrio e elevação da autoestima são alguns dos benefícios da prática.

Esse esporte também promove  o alívio do stress, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, a postura e tonifica o abdômen.

Esporte democrático

O boxe é um esporte para quem quer. Todos podem praticar, segundo Cristian Silva.

“Todos podem praticar, a partir dos 10 anos de idade. Tenho alunos de idades variadas: adolescentes, adultos, terceira idade. Basta ter disposição!”

Pra quem tem medo de se machucar, fique tranquilo: as aulas são praticadas com luvas especiais, e o foco é o exercício físico, não a luta propriamente dita.

Mas, se houver interesse do aluno em se tornar um atleta profissional, é possível o desenvolvimento de um trabalho voltado para a luta.

Alguns alunos já optaram por esse caminho, participaram de campeonatos e saíram vitoriosos.

Acompanhamento profissional é essencial

Como alerta Cristian, os riscos podem acontecer na prática da modalidade sob a supervisão de um professor que não está apto a dar aulas.

“Há muitas pessoas no mercado sem qualificação, aproveitando o fato que a luta está em alta. O boxe não se baseia apenas em golpes, há um complemento.”

Filiado à Federação Mineira de Boxe, ele tem a modalidade como profissão desde de 2004. Mas o significado desse esporte em sua vida vai além:

“O Boxe significa tudo pra mim! Tudo! Todas as minhas conquistas eu devo ao boxe.”

E aí, pronto para o primeiro “round”? Clique aqui e venha praticar 

Fechar Menu