Atividades físicas para crianças

Todo mundo sabe que é na infância que a pessoa desenvolve a maioria de suas habilidades. É nessa época que podem ser criados traumas que vão ser impedimentos na fase adulta, mas também, competências que serão importantes para a vida toda.

Por isso as atividades físicas são muito importantes, o mais importante é fazer tudo isso brincando. Mas você sabe o por que essas atividade são tão importantes na infância? Pensando nisso hoje vamos falar de algumas atividades que as crianças podem fazer para se divertir e aprender muito:

Circo:

Uma atividade lúdica onde as crianças brincam de fazer circo. Como principais atividades encontramos a corda bamba; acrobacias aéreas, solo e ou coletiva; equilibrismo; malabarismo; slackline, entre outras. 

A prática é desenvolvida para trabalhar a timidez nas crianças, o equilíbrio, a coordenação motora, o ritmo psico social, a concentração e mais algumas habilidades. 

Luta:

Promove melhora da coordenação motora; consciência corporal; condicionamento físico; inclusão social; timidez; prega valores como respeito aos mais graduados, aos mais fortes e mais fracos, humildade e disciplina.

É uma atividade que envolve muito o contato direto e o corpo a corpo, por isso as crianças aprendem a se respeitar e, levam para casa o principal valor: quem luta não briga.

Psicomotricidade:

É uma atividade que traz como o principal foco o lúdico. Com os espaços de lazer diminuindo nas grandes cidades e, com o aumento da tecnologia, o espaços de lazer diminuem e as crianças têm pouco tempo para de desenvolver. Por isso, a proposta da psicomotricidade é dar novamente esse espaço para que durante a infância, a pessoa possa brincar. 

Através disso, é possível desenvolver habilidades motoras; agilidade; lateralidade; coordenação; trabalho em grupo; lidar com a diferença; entre outras. Podem praticar a modalidade crianças a partir de 6 meses e inclusive, crianças com deficiência. 

Dança:

Essa modalidade tem 3 elementos interligados: Técnica, Música e Atuação. Desenvolve a sociabilidade e novas amizades; encoraja a disciplina física, o controle e conhecimento do corpo; inspira um senso de confiança física e mental; encoraja a boa postura e habilidade corporal, entre muitas outras.

Os estudantes ganham disciplina da mente e do espírito, assim como do corpo. Permite que eles se expressem como indivíduos artisticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas.

Atividades diversas com um mesmo objetivo: fazer com que as crianças cresçam e se desenvolvam, brincando e sendo felizes. Se você se preocupa com a saúde das crianças que fazem parte do seu dia a dia, opte por colocá-las para se movimentar e as mantenha ativas! 

Fechar Menu