Atividade física na terceira idade

Praticar atividades físicas faz bem para a saúde em qualquer idade, mas para quem tem mais de 60 anos essa prática torna-se essencial. A atividade física na terceira idade tem ainda mais benefícios. Isso porque, a medida em que as pessoas vão envelhecendo, tem-se uma perda significativa de suas capacidades motoras, além da perda de massa muscular e a frequente fraqueza dos ossos.

Nos últimos tempos, a busca pela saúde tem feito cada vez mais idosos e idosas buscarem a atividade física. Ela é uma alternativa para amenizar os problemas naturais da idade, ajudando também na melhora da disposição, saúde e bem-estar.

Mudanças de comportamento 

Diante desse cenário, os médicos também precisaram se adaptar.

Se antes era aconselhável que os idosos não saíssem da tradicional caminhada, hoje eles já estão também na musculação. Novos exercícios são criados a cada dia e novas formas de praticá-los também.

atividade física para idosos

Além disso, a expectativa de vida aumentou e as orientações médicas estão mais modernas.  Isso graças a capacidade física do idoso, que está cada vez mais ativo, como explica o geriatra Antônio Carlos Godinho:

O maior problema do idoso hoje é a perda da autonomia, da capacidade de se gerir. Isso é causado pela perda da musculatura e fraqueza e, por isso, a musculação para o idoso é tão importante.

Os principais benefícios da atividade física na terceira idade

Ainda segundo o Dr. Antônio Carlos, a prática regular de atividades físicas é interessante não só para evitar perda de massa muscular, mas também para gerar uma melhora da circulação, evitar doenças cardiovasculares e diabetes.

Existem muitos casos em que as pessoas começam a fazer algum esporte depois que descobrem um problema de saúde. Porém, também acontece o inverso. Existem pessoas que nunca tiveram nenhuma complicação justamente por fazerem exercícios com frequência, desde muito cedo.

E o ideal é esse mesmo: não esperar o problema aparecer, mas trabalhar também com a prevenção.

Além do mais, quem pensa que esportes e práticas regulares de exercícios fazem bem só para a saúde está enganado: o quesito da sociabilidade não pode ser deixado de lado.

Benefícios físicos e mentais 

É muito comum as pessoas mais velhas enfrentarem os problemas mentais, como a depressão e a ansiedade.

A oportunidade de exercitar o corpo e a mente permite também uma reestruturação psicológica, pois o idoso percebe que tem um objetivo para viver, que ele não pode nunca parar. Sendo assim, é essencial planejar alguma atividade e não se acomodar com a aposentadoria.

Atividade física na terceira idade
Maria José Cordeiro, aluna da Fibratech, tem 93 anos e está em busca da longevidade

Para ter sucesso na prática da atividade física, o idoso precisa se sentir acolhido, recebendo muita atenção e carinho.

Os principais cuidados 

Se feita de forma incorreta e sem orientação, a prática de atividade física na terceira idade pode trazer prejuízos à saúde, como comenta o Dr. Antônio Carlos:

Em qualquer idade é perigoso, mas para o idoso é pior. Ele está mais propenso a ter problemas de coluna, luxação, queda e até mesmo uma pequena fratura.

Além do acompanhamento durante os treinos, é também indispensável que ele consulte um médico antes de dar início à nova rotina, como aconselha o cardiologista Túlio Sperb.

É muito importante fazer um rastreio antes de liberar o idoso para a atividade física. Algumas doenças cardiovasculares podem causar até mesmo morte súbita durante um exercício e isso precisa ser identificado previamente.

Além disso, o Dr. Túlio ressalta que para usufruir de todos os benefícios que a prática da atividade física podem proporcionar, o ideal é que todo o acompanhamento seja feito de forma multidisciplinar:

O ideal é sempre ter todos os profissionais por perto. O cardiologista tentando controlar o risco cardiovascular, o educador físico incentivando e acompanhando o exercício e o fisioterapeuta e ortopedista guiando qual o melhor para aquela pessoa.

Na Academia Fibratech, nossos profissionais estão sempre atentos!

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