Academia e cirurgia bariátrica: o que você deve saber

A cirurgia de redução de estômago é uma alternativa para pessoas obesas perderem peso com mais rapidez. Mas, diferentemente do que muitos acham, ela não é uma solução mágica contra a obesidade.

Depois da cirurgia é preciso muito autocontrole e foco nas atividades, só assim o paciente conseguirá alcançar seus reais resultados e ter uma vida saudável.

Nossa aluna Thayna Barboza realizou a cirurgia bariátrica em 2012.

Thayna Barboza em treino na Fibratech Academia

“Antes da redução de estômago eu não era tão regrada quanto a atividade física, mas fazia academia e ballet. Fui começar a ter um comprometimento com a academia três anos após a cirurgia bariátrica. Resolvi me dedicar devido ao excesso de pele que fica no corpo depois da redução, mas acabei descobrindo o quanto a musculação ajuda e “desenha” o corpo. Meu shape mudou completamente sem alterar meu peso!”

E não é somente depois da cirurgia que a prática de atividades é recomendada, os pacientes que começam a se exercitar antes possuem menos risco de complicações operatórias, melhoram a aptidão respiratória e até mesmo a cicatrização posteriormente.

Mas é claro, o programa de exercícios deve se iniciar de forma gradativa e respeitando os limites corporais de cada aluno. Associando a atividade física com a redução de estômago os resultados são surpreendentes.

“A principal mudança acho que vem na forma de pensar, depois que eu entendi como o corpo funciona e como devemos alimentá-lo tudo ficou mais fácil”

Mas não é só marcar a cirurgia, se matricular na academia e achar que tudo está resolvido. O cuidado mental nessa hora também é fundamental, como conta a Master Coach especializada em pré e pós-bariátrica, Gilmara Rocha.

“A cirurgia é apenas uma parte do processo. O acompanhamento emocional antes e depois do procedimento é essencial para que as pessoas alcancem, de fato, um novo estilo de vida e não voltem a ganhar peso. É preciso autoconhecimento e crescimento da mente para enfrentar a grande mudança. Você só consegue mudar o corpo se mudar a sua mente.”

Fechar Menu