7 dicas de corrida para iniciantes

A corrida é um esporte para todos os gêneros, idades e perfis de atletas ou pessoas que simplesmente gostam de se exercitar. Ela traz diversos benefícios para a saúde, como você pode conferir clicando aqui. Porém, muita gente demora a começar por achar que não tem a técnica necessária ou não está preparado para isso.

Então, se esse era o seu problema, vamos te ajudar a resolver agora com essas dicas de corrida para iniciantes.

Dicas de Corrida #1 – A pisada

Não pise com a ponta dos pés e nem com os calcanhares. Com a ponta dos pés, suas panturrilhas vão ficar cansadas rapidamente e com os calcanhares você estará freando o movimento além de sobrecarregar a articulação do joelho, o que desperdiça energia e também pode causar lesões, respectivamente.

Tente pisar com o meio do pé e depois encostar o calcanhar no solo suavemente. Garanta que seus pés estejam apontados para frente.

Dicas de Corrida #2 – Postura

Mantenha o tronco levemente inclinado à frente e os ombros relaxados (quem já sentiu dores nos ombros durante um treino ou prova sabe o que eu estou falando), cotovelo em um ângulo de 90º e ao lado do corpo (imagine uma linha vertical que divide seu corpo em duas partes. Seus braços nunca deverão cruzar essa linha).

Dicas de Corrida #3 – Respiração

Outra dúvida frequente é quanto à forma correta de se respirar. Respirar é um ato simples e natural do ser humano e você não vai complicar isso justamente na hora da sua sagrada e prazerosa corrida, né?

A cavidade nasal tem a função de aquecer, filtrar e umidificar o ar que entra em seu corpo. Porém, seus músculos estão implorando por oxigênio, seja ele como for. Eles precisam dele para continuar a se mexer, e seu nariz não vai dar conta disso sozinho. Por isso, você deve respirar com o nariz e a boca enquanto corre.

Dicas de Corrida #4 – Aquecimento

Faça de 10 a 15 minutos de exercícios aeróbicos de baixa intensidade, com o intuito de aumentar a temperatura de seus músculos e deixá-los mais preparados para a corrida. Aproveite para “soltar” as articulações nesse período de aquecimento. Quanto mais curto é o treino ou a prova, mais aquecido você deverá estar. Nesse período, você deverá ser capaz de respirar normalmente.

Dicas de Corrida #5 – Desaquecimento

Depois que você terminar sua corrida, ande devagar por, aproximadamente, cinco minutos. Faça uma sessão de alongamentos após essa caminhada.

Dicas de Corrida #6 – Use o bom senso

Antes de sair para correr, tire um minuto ou dois para checar a sua segurança. Seus cadarços estão amarrados? Você está familiarizado com a rota que vai correr? Mais alguém sabe que você está saindo para correr? E não pare de checar uma vez que começou o treino.

Garanta que você está correndo contra o trânsito, para que possa ver os carros vindos em sua direção. Fique de olho em pedras, galhos e nas condições da via. Leve uma cópia de um documento com foto ou adquira uma pulseira de identificação (pela internet é fácil achar para comprar). Se possível, leve o seu celular, que terá os números dos seus contatos mais próximos.

Dicas de Corrida #7 – Limite suas distrações

Para alguns pode parecer difícil – ou talvez impossível – correr sem ouvir música, mas tome muito cuidado quando e onde você utilizará deste recurso. Deixe sua playlist para o dia de treino em locais fechados, como parques, pistas de atletismo ou até mesmo na esteira.

Não confie apenas na sua visão ao correr no trânsito. Tente ouvir a “melodia” da sua respiração e das suas passadas e sinta o quão prazeroso é o ato de correr.

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