4 dicas para curtir o carnaval sem descuidar da saúde!

Carnaval muitas vezes está ligado a viagens, fuga de rotina, calor excessivo, alimentação fora de costume e bebidas alcóolicas para alguns. A nutricionista esportiva funcional Duda Pinheiro separou algumas dicas de como manter a saúde equilibrada nos dias de folia!

carnaval fibratech

SE HIDRATE!

O calor excessivo e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas elevam muito o risco de desidratação. Por isso, é preciso consumir ainda mais líquido, em torno de 2 a 3 litros/dia. Água mineral, sucos naturais, alimentos ricos em água como frutas e verduras água de coco são grandes aliados para prevenir a desidratação!

ALIMENTE-SE BEM

Evite ficar longos períodos sem se alimentar. O ideal é fazer as 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e fazer pequenos lanches nos intervalos, como barrinhas de proteínas, frutas, mix de oleaginosas e frutas secas, pedaços de coco, etc.

Faça um café da manhã bem reforçado e as demais refeições um pouco mais leves, evitando o consumo de alimentos fritos e o/ou muito gordurosos, pois o processo de digestão é mais lento e isso pode causar sensação de estufamento, moleza e sono, prejudicando sua disposição para sair pulando que nem pipoca!

Coma alimentos que forneçam energia, os CARBOIDRATOS. Assim você manterá o pique no carnaval! Aposte em frutas, arroz, batatas, massas, pães e de preferência a suas versões integrais.

BEBA COM MODERAÇÃO

É importante reforçar! Para evitar a ressaca do dia seguinte, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca de estômago vazio. Acostume-se a intercalar as bebidas alcoólicas com bastante água.

Outra dica é priorizar os vegetais da família das crucíferas como por exemplo a couve, o brócolis, o repolho e a couve-flor. Eles auxiliam no processo de desintoxicação hepática, portanto, são boas opções para uma possível ressaca, assim como o suco verde!

ATENÇÃO A ESCOLHA DOS LUGARES PARA COMER

Fique de olho nas condições de higiene dos locais que você se alimenta. Cuidado com alimentos que estragam com facilidade e observe se estão conservados adequadamente. Além disso, os manipuladores devem estar com aparência, roupas e mãos limpas! Afinal, ninguém quer uma intoxicação alimentar em pleno carnaval não é?!

Depois de todas essas dicas, você já sabe como fugir de problema e organizar melhor a rotina para os dias de festa! Então divirta-se, faça refeições leves, hidrata-se e não exagere nas bebidas alcoólicas.

Bom carnaval!

Fechar Menu