Quinze quilos a menos, mais saúde, muito mais disposição e atividade física como combustível para manter a motivação.
Inspire-se na história do aluno Fernando Fernandes e acredite no poder da sua vontade!
O bancário de 35 anos, que por um bom tempo praticou esportes, como Moutain bike – e chegou até a participar de competições como o Iron Biker – deixou que a rotina de trabalho e as desculpas como a falta de tempo e o cansaço dessem espaço para o sedentarismo.
Chegou a ganhar quase 20kg e a sua rotina era totalmente desregrada: refeições pobres em nutrientes (fast food, refrigerante, muita carne vermelha, bebida alcoólica constantemente), pouca disciplina com horários, além de grandes intervalos entre uma refeição e outra.
A indisposição para o cotidiano e a sensação de cansaço constante o incomodavam muito.
A carga exaustiva no trabalho também foi um dos fatores que contribuíram para que Fernando apertasse o ‘botão de alerta’:
Como trabalho no mercado financeiro, o impacto do cenário econômico adverso dos últimos 2 anos contribuiu bastante para o aumento da pressão por resultados, o que elevou consideravelmente meu nível de stress. Noites mal dormidas, falta de energia durante o dia, fadiga física e mental eram uma constante.
Incentivo
Faltava ânimo e coragem para que Fernando retomasse os exercícios e a rotina saudável. E um sentimento de frustração o rondava, por ter se tornado um sedentário, já que antes praticava esporte e apresentava boa forma física.
O momento decisivo para que ele desse o primeiro passo e mudasse de atitude foi o incentivo de um amigo.
Um dia encontrei um amigo no supermercado, que tinha ‘virado o jogo’ praticando funcional e corrida. Os carrinhos de compra estavam totalmente antagônicos. O dele com várias verduras, legumes e sucos. O meu com cerveja, carne e salgadinhos… Rimos muito da cena e alguns dias depois, por incentivo dele, comecei a me exercitar.
Disciplina e determinação
E apesar das dificuldades e das questões psicológicas, que para Fernando são as mais difíceis, ele seguiu firme. Primeiro ele estabeleceu uma meta, voltar aos 75kg.
Estabeleceu também metas para o desenvolvimento dos exercícios (por exemplo: começou traçando o objetivo de dar uma volta na UFJF, correndo).
A disciplina foi fundamental: melhorou significativamente a alimentação (quantidade e qualidade); manteve, mesmo com sacrifício, a frequência dos exercícios; e, principalmente, trocou a atitude mental negativa pela positiva.
Ele começou sozinho, correndo. Em poucas semanas, introduziu o treinamento funcional, com objetivo de melhorar a dinâmica da corrida e ajudar no emagrecimento. O que foi determinante para acelerar o processo, além da alimentação saudável.
Orientação
Além da sua determinação, Fernando ressalta como a importância dos profissionais de atividade física o ajudaram nesse processo.
Hoje, ele alterna o treinamento funcional com a corrida e, quando que sobra um tempo, vai pedalar.
O suporte dos profissionais da Vidativa são essenciais. As dicas no tocante à coordenação, resistência, equilíbrio, agilidade. E, principalmente, sobre flexibilidade (meu ponto fraco) e gasto calórico (minha meta inicial). Me sinto seguro e sei que estou fazendo tendo o desempenho correto”.
Os benefícios e a motivação
Os benefícios da prática da atividade física regular são inúmeros e de rápida percepção:
- melhoria do bem estar geral;
- maior motivação para as tarefas diárias;
- redução da irritabilidade;
- melhoria da qualidade do sono;
- redução da sensação de fadiga;
- aumento da capacidade de concentração.
O segredo para atingir os objetivos e manter a motivação?
Para Fernando, primeiro é preciso romper a inércia e não se deixar levar pelas desculpas. Depois, estabelecer uma meta e imprimir disciplina.
Não precisa ser aquele atleta treinando para os jogos olímpicos, mas um pouco de disciplina é fundamental. Alimente-se bem e não falte aos treinos, mesmo que no inverno seja insuportável e a segunda-feira interminável. Tenha sempre atitude mental positiva. Garanto que à medida que se evolui, o corpo pede mais e mais!
E quando estiver próximo de alcançar seu objetivo, trace outro! Ele ainda quer perder mais alguns quilinhos e se prepara para correr a meia maratona do Rio de Janeiro, em 2017! Alguém duvida que ele estará preparado até lá?